BVRio acompanha auditoria em projeto da Prevent no México

A BVRio acompanhou as ações da SGS Auditoria em uma rede de economia circular no México entre os dias 21 e 25 de fevereiro. A rede é composta por algumas associações comunitárias e diversos catadores autônomos, e é coordenada pela ONG Entreamigos, sob o guarda-chuva do projeto “Bahia Circular – Reciclagem comunitária de plásticos no México”, financiado pela PREVENT Waste Alliance. O projeto beneficiou cerca de 70 pessoas e faz parte do diretório do Hub de Ação Circular, que conecta empresas e projetos de recuperação de resíduos em mais de 40 países.

Desta vez, visitamos 15 vilarejos nos municípios de Bahía de Banderas, Compostela e San Blas, todos no estado de Nayarit (México). Como em todas as auditorias, o objetivo foi fazer uma Avaliação de Elegibilidade aos Princípios e Critérios do CCM (Mecanismos de Créditos Circulares) e uma Avaliação Quantitativa dos Impactos do Projeto.

“Sentimos orgulho por possibilitar o pagamento por serviços ambientais a catadores que dificilmente se encaixariam em um programa de créditos mais estrito, fomentando o desenvolvimento desta e outras redes e dando o pontapé inicial para que possam participar de novos projetos”, destaca a especialista em economia circular da BVRio, Maria Accioly, que acompanhou presencialmente os trabalhos.

Foram quatro organizações visitadas: “Entreamigos”, em San Pancho – a ONG coordenadora da rede; “Vida Verde”, em Lo de Marcos, e “Sayulita Sonriente”, em Sayulita – duas organizações da sociedade civil; e o “Centro de Coleta Las Palmas”, o centro de triagem que compra os materiais recicláveis de todos os coletores, localizado em Las Varas. Em outras 11 localidades, conversamos com catadores autônomos e um grupo que faz coleta em um aterro.

Maria explica que o processo de auditoria faz uma análise ampla de aspectos legais e operacionais, socioeconômicos e ambientais. “Neste caso, foi bem desafiador por se tratar de uma rede regional com uma grande diversidade de contextos e atores – a maior parte informal. Por outro lado, foi muito rico para a BVRio, pois aprendemos bastante sobre a realidade local e isso nos trouxe conhecimentos importantes para alavancar melhorias e adaptações nos processos de monitoramento”, enfatizou.

“O processo de auditoria foi uma parte crucial do projeto, pois nos permitiu tornar visíveis os pontos que temos sólidos, bem como os pontos que podemos melhorar. Acreditamos que a auditoria nos leva a melhorar e crescer, não apenas como uma equipe, mas como um projeto para que o impacto na comunidade, no planeta seja mais forte e claro”, Virginia Morales, líder do Monitoramento e Operações da Entreamigos.

As localidades visitadas foram Aticama, Chacala, Compostela, El LLano, Ixtapa, Jolotemba, La Peñita, Las Varas, Lo de Marcos, Paso de las Palmas, San Blas, San Pancho, Santa Cruz de Miramar, Sayulita e Zacualpan.

 

Fotos: Centro de reciclagem (esquerda) e centro comunitário educativo (direita).