Reposição Florestal

.a-floresta

Créditos de Reposição Florestal (CRF) são títulos representativos de volume de matéria-prima resultante de plantio florestal para geração de estoque ou recuperação de cobertura florestal.

A Reposição Florestal é a compensação do volume de matéria-prima florestal extraído de vegetação natural pelo volume de matéria-prima resultante de plantio florestal para geração de estoque ou recuperação de cobertura florestal.

A obrigação de Reposição Florestal se aplica:

  • a detentores de Autorização de Supressão de Vegetação (ASV) – Documento expedido pelo órgão estadual competente autorizando a exploração de florestas e formações sucessoras que implique a supressão a corte raso de vegetação arbórea natural. A Reposição Florestal cumprida pelo consumidor de matéria-prima florestal oriunda de supressão de vegetação desonera o detentor da ASV.
  • como condicionante ao recebimento da Licença, no âmbito de processos de licenciamento ambiental. Em alguns processos de Licenciamento Ambiental, o órgão ambiental licenciador poderá estabelecer como condicionante à emissão da licença, a obrigação de reposição florestal para o licenciado

Os CRFs serão emitidos para os proprietários rurais que realizarem plantio florestal de modo adequado e voluntário. Os CRFs poderão ser vendidos aos devedores da obrigação de Reposição Florestal. A utilização de Créditos de Reposição Florestal (CRF) permitirá que a obrigação de reposição florestal seja cumprida de modo mais eficiente.

O uso de CRFs ainda depende de regulamentação da Lei Florestal.