Contribuições Voluntárias para o Clima

.

Portal de Contribuições Voluntárias para o Clima possibilita que indivíduos possam comprar os vários tipos de créditos ofertados na Plataforma BVRio com o objetivo de acelerar o processo de implementação de políticas públicas que geram benefícios para o clima.

Todos os mecanismos de mercado hoje disponíveis para negociação na BVRio foram originalmente desenvolvidos para facilitar a implementação de políticas públicas brasileiras relacionadas ao meio ambiente e a melhorias sociais.  No entanto, estes mecanismos trazem também benefícios relacionados à redução de emissões de gases efeito estufa (GEE) e ao combate às mudanças climáticas.

Cotas de Reserva Ambiental e Créditos de Unidades de Conservação são mecanismos criados pela Lei Florestal Brasileira para assegurar a proteção de florestas, e a preservação da biodiversidade e dos recursos hídricos, mas geram também volumes enormes de reduções de emissões de GEE. Os Créditos de Logística Reversa, por sua vez, geram reduções de emissões de GEE através do aumento da reciclagem e a redução de lixões, ao mesmo tempo contribuindo para a inserção produtiva e emancipação econômica de catadores em todo o país.

É importante notar que a compra destes mecanismos não dá direito a créditos de carbono derivados destas atividades, uma vez que estes serão contabilizados ou pelo governo brasileiro ou pelas entidades que efetivamente conduziram estas atividades (por exemplo, cooperativas de catadores).  Mas, as compras voluntárias destes certificados aumentam a liquidez e o nível de atividade nestes mercados, acelerando a velocidade de implementação das leis que, por sua vez, resultarão em mais reduções de GEE e benefícios para o clima.

Portal de Contribuições Voluntária para o Clima está disponível na Plataforma BVRio