Premiações

Líder de Ação Climática 2014 – R20

Em outubro de 2014 a BVRio recebeu o título de “Climate Action Leader” pela Rede de Regiões para Ação Climática (R20), criada pelo ex governador da Califórnia/EUA, Arnold Schwarzenegger. A R20 ajuda governos subnacionais ao redor do mundo a desenvolver projetos de desenvolvimento econômico de baixo-carbono e de resiliência climática, conectando Regiões e Instituições Tecnológicas e Financeiras. A R20 trabalha com mais de 560 governos subnacionais, e com o setor privado relacionado a tecnologias de baixo carbono, investidores, instituições filantrópicas, ONGs e Academia.

A premiação aconteceu em Paris nos dias 10 e 11 de Outubro de 2014. Segundo o Sr. Terry Tamminen, Assessor Estratégico do Fundador da R20, “A liderança e visão da BVRio é extremamente impressionante e é exatamente o tipo de exemplo que a R20 valoriza. O fundador presidente do R20, ex-governador Arnold Schwarzenegger, tem o compromisso de tomar medidas sobre as alterações climáticas e está fazendo isso através do desenvolvimento e implementação de projetos de baixo carbono tais como os projetos da BVRio”.  Após o evento, a R20 firmou uma parceria com a BVRio com o objetivo de desenvolver e operar uma plataforma para facilitar investimentos em projetos de baixo carbono, inicialmente com foco no Brasil.

 

 


Prêmio Katerva 2013

Em 2013, a BVRio recebeu o prêmio Katerva 2013 na categoria Economia. O prêmio, criado em 2011 pela organização britânica Katerva (que em latim quer dizer multidão), recebe indicações de uma rede de especialistas internacionais que escolhem os melhores projetos em todo o mundo.

O processo de escolha passa pelo crivo de três painéis compostos por cientistas, investidores, grandes nomes da indústria, especialistas e acadêmicos. Entre os especialistas que analisaram os vencedores estão Mary Robinson (ex-primeira ministra da Irlanda, ativa em vários conselhos, incluindo o da Fundação Européia do Clima e do Conselho de Mulheres Líderes Mundiais), Yuan Tseh Lee (Presidente do Conselho Internacional de Ciência), Fatih Birol (Economista-Chefe da Agência Internacional de Energia – IEA) e Bruno Berthon (Diretor Global da Accenture Strategy e Sustainability). Veja o perfil da BVRio no website da Katerva


Melhor Organização Social de 2014 – Prêmio Madeira

Em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos no mercado florestal, especialmente pela criação da plataforma de negociação de ativos ambientais BVTrade, a BVRio ganhou o prêmio Madeira 2014 do Instituto Besc de Humanidades e Economia, na categoria Organizações Sociais. A premiação aconteceu durante o 7º Congresso Internacional de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Indústria de Base Florestal e de Geração de Energia – Madeira 2014. Além do prêmio para a melhor Organização Social, também foram agraciados os melhores Comunicadores Sociais, Empresários, Executivos, Gestores Públicos e Pesquisadores do ano.

 


Finalista do Yale ISTF Innovation Prize

Em 2013 a BVRio foi selecionada como finalista para o prêmio Yale ISTF (International Society of Tropical Foresters) Innovation Prize, patrocinado pela Andrew Sabin Family Fundation e a Gordon & Betty Moore Foundation. O tema de 2013 foi ‘inovação na área de finanças florestais’. A BVRio foi selecionada entre outras 40 instituições internacionais, mas circunstancialmente declinou de participar no processo de seleção final.