Parcerias Operacionais

logo_abrampaA BVRio e a Associacao Brasileira dos Ministerios Publicos Ambientais (ABRAMPA) firmaram um convênio de cooperação técnica para analisar e promover atividades relacionadas a mecanismos de mercado para o cumprimento de leis ambientais, incluindo, por exemplo, as Cotas de Reserva Ambiental (CRAs) como forma de cumprimento de obrigações de Reserva Legal em imóveis rurais.

 

gvcesA BVRio firmou com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas, (GVces) uma parceria para implantação de uma simulação de comércio de carbono para a plataforma Empresas pelo Clima.

 

sdsn-logo

A BVRio firmou com o Sustainable Development Solutions Network, (SDSN) uma parceria para encontrar soluções práticas para os problemas relacionados ao desenvolvimento sustentável.

 

r20

 

A BVRio firmou com a Rede de Regiões para Ação Climática, R20 criada pelo ex governador da California Arnold Schwarzenegger, uma parceria para desenvolver e operar uma plataforma para facilitar investimentos em projetos de baixo carbono, inicialmente com foco no Brasil.

 

 

logo_asaA BVRio, em parceria com o Imazon, fundou a Associação de Serviços Ambientais ASA Paragominas, uma associação sem fins lucrativos com o objetivo de promover o pagamento por serviços ambientais na região de Paragominas, estado do Pará. As instituições firmaram um acordo de cooperação para promover o uso de Cotas de Reserva Ambiental na região.

logo cicla_rgb

 

Em 2012 a BVRio e a Cicla Brasil firmaram um acordo de cooperação para trabalhar conjuntamente no desenvolvimento do sistema de Créditos de Logística Reversa dos Catadores.

 

 

logo fgv

A BVRio e a Fundação Getúlio Vargas firmaram um convênio de cooperação técnica para a investigação de aspectos jurídicos e regulatórios dos novos mecanismos de mercado de ativos ambientais, no âmbito do Programa em Direito e Meio Ambiente (PDMA) da FGV.

 

 

cneexA BVRio firmou com o Shanghai Environment and Energy Exchange Co., Ltd (SEEE) um acordo de cooperação para colaborar no desenvolvimento de mercados ambientais, através da troca de informações e experiências entre os dois sistemas. O SEEE é parte da Bolsa de Shanghai (Shanghai United Assets and Equity Exchange), e se propõe a prover liquidez para mercados ambientais e de energia.

 

zhixin carbon chinaA BVRio firmou com o Shanghai Zhixin Carbon Asset Management Co.  um acordo de cooperação na comunicação, formação e desenvolvimento de projetos na área de serviços de baixo carbono, economia de energia e proteção ambiental entre China e Brasil, bem como sobre a facilitação do comércio de carbono entre China e Brasil.

 

logo_observatorio_baixa

 

Observatório da Política Nacional de Resíduos Sólidos – Em julho de 2014 a BVRio fundou com outras 24 instituições o Observatório da PNRS. O obejtivo é criar condições para que a sociedade civil possa monitorar a implantação da PNRS, provendo transparência aos resultados obtidos e também assegurando que os princípios e objetivos da lei sejam cumpridos.

 

observaflora

 

Observatório do Código Florestal – A BVRio é membro colaborador do Observatório Florestal, que foi fundado em 2013 por instituições da sociedade civil com o objetivo de monitorar a implementação da nova Lei Florestal (Lei Federal 12.651/12) em todo o país.

 

rtrs

 

RTRS – A BVRio participa do Round Table Responsable Soy.

 

GTPS

 

GTPS – A BVRio participa do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável.

 

srb

SRB – A BVRio participa do Conselho de Sustentabilidade da Sociedade Rural Brasileira. Da parceria surgiu o Portal de Regularização Ambiental da SRB.

 

ABAG_LOGO

 

ABAG – A BVRio e a Associação Brasileira do Agronegócio firmaram uma parceria para o desenvolvimento do Portal de Regularização Ambiental da ABAG.