BVRio e FSC® Brasil juntam forças para promover produtos certificados e manejo florestal comunitário no Brasil

FSC_Logo_-«_RGB

BVRio e FSC Brasil assinam acordo de cooperação para promover produtos madeireiros certificados pelo FSC – Forest Stewardship Council® dentro da Bolsa de Madeira Responsável, lançada no ano passado. Além disso, a parceria reforça a divulgação do compromisso da BVRio com o manejo florestal de baixo impacto e com a promoção do mercado de madeira legal/responsável no Brasil e no mundo.

Com o acordo, a BVRio entra para o Programa Key Account, que visa construir e manter relações fortes e produtivas com parceiros comprometidos com o FSC®, compartilhar competências e recursos e desenvolver abordagens inovadoras para a conservação das florestas

A parceria contribuirá para atingir o equilíbrio entre a oferta e a demanda de produtos certificados, fomentar novas cadeias produtivas, abrir mercado, envolver pequenos produtores e comunitários, estimular novas certificações, promover ambas as marcas e divulgar a plataforma Bolsa de Madeira Responsável como um importante canal para a comercialização de produtos madeireiros certificados.

“Estamos muito contentes em poder desenvolver essa agenda com o FSC Brasil. Essa parceria nos dá o reconhecimento de que estamos alinhados com os mesmos objetivos.”, comentou Mauricio Moura Costa, diretor da Bolsa de Madeira Responsável BVRio.

Para a Diretora Executiva do FSC Brasil, Aline Tristão, “este acordo é muito importante e soma-se a outras iniciativas que vimos executando no combate ao desmatamento e a ilegalidade no setor madeireiro, através da disseminação do uso da madeira certificada, além de permitir a adoção de melhores práticas e criar mais oportunidades de negócios, ampliando a conscientização das pessoas sobre a importância de consumirem produtos florestais que se originem de um bom plano de manejo”.

Especificamente em relação aos manejadores florestais comunitários, BVRio e FSC Brasil trabalharão em conjunto para facilitar o acesso ao mercado por meio do auxílio na gestão, planejamento, análises e operação. Haverá também a promoção de produtos madeireiros de manejo entre compradores nacionais e internacionais, além de ajuda no desenvolvimento de estratégias para agregar valor e comercializar suas mercadorias.

Sobre a Bolsa de Madeira Responsável e a BVRio

A Bolsa de Madeira Responsável BVRio oferece uma plataforma online, ágil e gratuita de negociação de madeira legal/certificada entre compradores e vendedores de produtos madeireiros do mundo inteiro. Desde que foi lançada, em novembro de 2016, a Bolsa já recebeu mais de 400 ofertas de negociação de madeira, totalizando mais de 5 milhões de m3 de produtos madeireiros, dos quais 30% são certificados. A Bolsa de Valores Ambientais BVRio (www.bvrio.com) é uma empresa de impacto criada para operar os mercados ambientais promovidos pelo Instituto BVRio (www.bvrio.org), facilitando o cumprimento de leis ambientais e o desenvolvimento de uma economia verde. A Bolsa de Madeira Responsável a BVRio é uma plataforma de negociação de produtos florestais de origem legal ou certificada com possibilidade de gestão de risco e due diligence. Saiba mais em: www.bvrio.org/madeira.

Sobre o FSC Brasil

O FSC é uma organização independente, não governamental, sem fins lucrativos, que promove o manejo florestal responsável ao redor do mundo desde 1994. Com sede na Alemanha, está presente em mais de 80 países. O FSC® é o sistema de certificação florestal de maior credibilidade internacional e o único que incorpora, de forma igualitária, os interesses de grupos sociais, ambientais e econômicos. Atualmente, o Brasil tem mais de seis milhões de hectares certificados FSC e 1069 certificados de cadeia de custódia.