BVRio vence Prêmio Katerva de sustentabilidade na categoria Economia

Rio de Janeiro, 26 de fevereiro de 2014.  A BVRio foi votada em primeiro lugar entre novas iniciativas da área econômica que promovem a sustentabilidade. O prêmio, criado em 2011 pela organização britânica Katerva (que em latim quer dizer multidão), recebe indicações de uma rede de especialistas internacionais que escolhem os melhores projetos em todo o mundo.
O processo de escolha passa pelo crivo de três painéis compostos por cientistas, investidores, grandes nomes da indústria, especialistas e acadêmicos. Os vencedores de cada uma das dez categorias, que incluem também Energia, Segurança Alimentar, Desenvolvimento Humano e Transportes, concorrem então ao ‘People’s Choice Award’ (Escolha do Povo), de melhor inovação de sustentabilidade do ano. Os prêmios são divulgados anualmente. Entre os dias 07 e 28 de março, o público pode ir ao website da Katerva (www.katerva.net) e escolher por voto o projeto inovador que mais tem a oferecer ao mundo para promoção da sustentabilidade.
Os outros finalistas da Categoria Economia em 2013 foram Aviva Investors, B- Lab (criadora do conceito de Benefit Corporations – BCorps), GiveDirectly, e Publish What You Pay.
Segundo o fundador da Katerva, Terry Waghorn “não estamos só interessados em boas ideias. Estamos em busca de inovações com potencial de criar grandes mudanças na forma como vivemos no planeta”. Os vencedores são escolhidos de acordo com critérios objetivos, como a originalidade, o impacto e o potencial de crescer em escala dos negócios indicados.  A agência de notícias Reuters já comparou o Prêmio Katerva ao Nobel da  sustentabilidade. A BVRio foi a única concorrente do Brasil em todas as categorias.
Entre os especialistas que analisaram os vencedores estão Mary Robinson, ex-primeira ministra da Irlanda, que serve em vários conselhos, incluindo o da Fundação Européia do Clima e do Conselho de Mulheres Líderes Mundiais; Yuan Tseh Lee, Presidente do Conselho Internacional de Ciência; Fatih Birol, Economista-Chefe da Agência Internacional de Energia (IEA) e Bruno Berthon, Diretor Global da Accenture Strategy e Sustainability.
Para o Presidente-Executivo da BVRio, Pedro Moura Costa, “mais importante do que a visibilidade internacional que o prêmio nos dá, é o reconhecimento de grandes especialistas na área de que mecanismos de mercado têm um papel importante a cumprir na transição para uma economia verde, onde seja possível rimar produção e conservação”.
==============
Sobre a BVRio: 
 
 

A BVRio é uma bolsa de valores ambientais criada para promover o uso de mecanismos de mercado para cumprimento de leis ambientais. O primeiro mercado lançado pela BVRio foi o de Cotas de Reserva Ambiental, um instrumento criado pelo novo Código Florestal. A BVTrade, plataforma de negociação eletrônica da BVRio, também negocia Créditos de Logística Reversa de embalagens e prepara-se para iniciar a negociação de Créditos de Logística Reversa de Pneus.
Para saber mais, visite: www.bvrio.org